Adalberto Fulgêncio explicou que, se situação da pandemia piorar e bares e restaurantes não colaborarem com os protocolos sanitários, pode haver restrição.
O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, admitiu que pode restringir novamente o horário de funcionamento de bares e restaurantes caso a situação epidemiológica piore na Capital e a secretaria perceba que os estabelecimentos não estão colaborando para o cumprimento das normas sanitárias.
Atualmente, os bares e restaurantes da cidade estão autorizados a funcionar até a meia-noite, mas esse horário pode ser reduzido para 22h, conforme explicou Adalberto Fulgêncio ao ClickPB. O secretário contou que essa medida já foi adotada em São Paulo e outras cidades.
Adalberto afirmou também que a fiscalização nesses estabelecimentos está sendo intensificada para que os protocolos sanitários sejam cumpridos e que não vai permitir que os bares se transformem em casas de show.
Anteriormente, o secretário havia informado ao ClickPB que não será permitida a realização de festas de fim de ano nesses estabelecimentos, como ocorria em anos anteriores e pediu a compreensão de empresários e da população. ”Estamos em um momento de repique da pandemia”.
A Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) divulgou nota nas redes sociais em que repudia qualquer iniciativa de restrição de horário no setor. O texto, assinado pelo presidente da Abrasel-PB, Arthur Lira, afirma que ”evidências apontam que o funcionamento do setor não causa aumento de contaminação”.
O ClickPB procurou o presidente da Abrasel-PB para comentar as declarações do secretário de Saúde, mas, até a publicação desta matéria, as ligações não foram atendidas.