É verdadeira a afirmação de que só é possível instalar o aplicativo do e-Título até sábado (1º/10). A informação começou a circular nas redes sociais uma semana antes do primeiro turno das Eleições 2022, que está marcado para domingo (2/10).
Usuários do Twitter começaram a alertar para o prazo. Um dos perfis que divulgaram a informação conta com mais de 11 mil curtidas na publicação.
Como verificamos
O V ou F procurou a informação no portal do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). No site, o Tribunal solicita que as pessoas baixem o aplicativo e-Título com antecedência.
“No dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e somente voltará a ser liberada a partir do dia 3 de outubro. A Corte ressalta, ainda, que o aplicativo receberá justificativas eleitorais apenas no horário da votação, ou seja, no domingo do pleito (2/10), das 8h às 17 horas”, diz o texto.
A reportagem também consultou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou a informação. Nas redes sociais, a Corte reforçou que o e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, inclusive para votar, desde que atualizado e com foto.
“Baixe o e-Título até 1º de outubro e tenha tudo na palma da mão.” O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.
De acordo com o TSE, cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.
Com informações do Metrópoles.