A Nissan se prepara para produzir o terceiro veículo na planta de Resende (RJ): trata-se de um novo SUV subcompacto que será vendido no Brasil e mais de 20 mercados. O novo carro, ainda sem nome, será posicionado abaixo do Kicks e vai concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera no mercado brasileiro. O carro será oficialmente apresentado até março de 2026, quando termina o ano fiscal japonês de 2025.
O anúncio foi feito durante a cerimônia que marcou o início da produção da nova geração do Kicks, na fábrica da marca em Resende (RJ). Durante coletiva com o presidente da Nissan na América Latina, Guy Rodríguez, e o presidente da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal, o tema foi abordado diretamente. No mesmo dia, os executivos receberam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A Nissan revelou que o modelo utilizará a plataforma V, a mesma do Kicks Play de primeira geração, atualmente vendido como uma opção mais acessível. Isso contraria as expectativas de que a marca adotaria a base CMF-B da Renault, usada no Kardian.
Tal informação também aponta que o novo SUV fabricado no Brasil não será o Nissan Magnite, vendido na Índia e em outros mercados. No entanto, o Magnite deverá ser inspiração para o novo modelo, bem como suas proporções. O SUV já foi flagrado em testes com carroceria praticamente definitiva, sugerindo que o projeto está em estágio avançado de desenvolvimento.

O uso da estrutura já conhecida indica uma estratégia de contenção de custos, algo que pode contribuir para que o novo SUV chegue com preço competitivo. A fábrica de Resende passou por adaptações para permitir a produção do novo modelo, sinalizando o compromisso da marca com a ampliação de seu portfólio nacional. Além isso, isso reforça o plano de expansão da exportação da unidade.
“Esse carro vai ser exportado para mais de 20 países na América Latina, incluindo México e Argentina. Esse é o foco e esse é o plano de produção que temos para frente. O mais importante para nós é transformar Resende num hub de exportação, o que é fundamental para a sustentabilidade do negócio”, disse Gonzalo Ibarzábal na coletiva.
Ou seja, o novo SUV subcompacto feito no Brasil será o principal produto de exportação da Nissan, uma vez que o Kicks 2026 é também fabricado no México. Apesar de ainda haver incertezas sobre sua apresentação ao público, é possível que o modelo seja revelado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para novembro. Se isso se confirmar, o novo SUV marcará o retorno da Nissan ao evento com uma importante novidade para disputar espaço em um dos segmentos mais competitivos do mercado nacional.