Prefeito Cícero Lucena – Foto: Thaysa Videres
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e um grupo de gestores de municípios brasileiros chegaram em segurança à fronteira de Israel com a Jordânia na manhã desta segunda-feira (16). A informação foi divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e confirmada pela Prefeitura da Capital (confira nota abaixo).
Os gestores, que estavam em Israel para participar de um curso sobre segurança pública, conseguiram ultrapassar a fronteira de ônibus e estão agora em deslocamento dentro da Jordânia para um novo ponto de embarque, de onde seguirão de avião de volta ao Brasil.
A CNM divulgou uma nota celebrando a chegada em segurança da comitiva. “O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, celebra a chegada em segurança da comitiva de gestores municipais à Jordânia na manhã desta segunda-feira, 16 de junho”, informou a entidade. A atualização foi repassada pelo tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar, que integra o grupo ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de diversas cidades.
Por questões de segurança, detalhes sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados previamente. A CNM informou que, às 9h56 (horário de Brasília) desta segunda-feira, a comitiva já havia cruzado a fronteira e estava se deslocando em território jordaniano.
Durante o fim de semana, a Confederação articulou junto ao Governo Federal e à Embaixada da Jordânia, solicitando apoio das autoridades locais para a possível saída dos gestores brasileiros por aquele país. A entidade mantém contato permanente com a comitiva, por meio de seu tesoureiro, e segue prestando todo o suporte necessário para o retorno dos representantes municipais ao Brasil.
Nota da Prefeitura de João Pessoa
Agora há pouco, por meio da Secretaria de Comunicação, a Prefeitura de João Pessoa divulgou uma nota contendo as últimas informações sobre o prefeito Cícero Lucena. Confira abaixo:
NOTA
A Prefeitura de João Pessoa informa que, por volta das 8h da manhã (horário de Brasília) desta segunda-feira (16), o prefeito Cícero Lucena e outros onze membros da comitiva de autoridades municipais brasileiras conseguiram deixar Israel em segurança, atravessando por via terrestre até a Jordânia, com o apoio das forças de segurança locais.
Foram dias de tensão e incerteza, em que nossos compatriotas vivenciaram de perto o medo e a angústia provocados pela escalada do conflito no Oriente Médio. A dor do povo israelense e iraniano foi compartilhada também por aqueles que, longe de casa, buscavam cumprir uma missão de paz e aprendizado.
A Prefeitura agradece, com profundo reconhecimento, aos esforços do Palácio do Itamaraty, do Congresso Nacional e de outras autoridades brasileiras, que atuaram incansavelmente para garantir a proteção e o deslocamento seguro da comitiva.
O prefeito Cícero Lucena já se comunicou com sua equipe em João Pessoa e expressou sua emoção e gratidão pelas orações, mensagens e gestos de solidariedade recebidos durante esses dias difíceis — vindos de autoridades, familiares, amigos e cidadãos comuns.
O retorno ao Brasil está previsto para esta terça-feira (17), e será acompanhado pelo deputado federal Mersinho Lucena, que o aguarda na Arábia Saudita.
Cícero Lucena estava em Israel desde o último dia 9, participando do Muni Tour 2025 — programa de cooperação internacional promovido pela Mashav, agência do governo israelense voltada ao desenvolvimento. A missão técnica reunia gestores públicos de países de língua portuguesa em busca de soluções inovadoras para segurança cidadã e desenvolvimento urbano sustentável.
A participação do prefeito representava uma oportunidade estratégica para João Pessoa. No entanto, diante do agravamento do conflito, a missão foi interrompida.
Prefeito de João Pessoa consegue cruzar fronteira e inicia volta ao país com apoio da Confederação Nacional dos Municípios e do ao Governo Federal.