A Prefeitura de Capim por meio da Secretaria de Saúde emitiu, neste domingo (07), uma nota em que elenca críticas ao modelo do governo do estado de avaliação da Pandemia e indica que não pretende alterar as atuais regras da cidade. A manifestação da Prefeitura saiu um dia depois do Governo do Estado divulgar uma nova avaliação, classificando o município como um dos 08 no Estado em Bandeira Vermelha.
No texto, encaminhado pela Saúde de Capim, a gestão afirma que “seguirá trabalhando arduamente, como tem feito nesses doze meses de pandemia, para garantir que somente as medidas estritamente necessárias sejam adotadas em momento oportuno e, portanto, não fará qualquer alteração na regulamentação municipal vigente”.
A nota diz que “o método das bandeiras utilizado pelo governo do Estado é baseado em indicadores arbitrários e não observa as especificidades da Cidade”. Em mais uma crítica ao modelo estadual implementado pelo Governo do Estado, o texto afirma que, “além de não trazer proteção, constrange e prejudica os capienses”.
O modelo do distanciamento controlado atualiza quinzenalmente os níveis de risco para coronavírus em cada uma dos 223 municípios do Estado, definindo as respectivas restrições. Para as regiões que adotam a chamada cogestão, como faz Capim, a principal diferença entre a bandeira laranja e a vermelha é a restrição ao funcionamento de escolas e à realização de grandes eventos.
Neste sábado (06), o governo do Estado atualizou o mapa preliminar das bandeiras de risco. Foi esse levantamento, que considera apenas o cálculo de risco, que indicou a cor vermelha para Capim. Após análise de recursos, o governo divulga o mapa definitivo das bandeiras de risco, já considerando elementos subjetivos.
Assessoria.