Assim como em 2015 e 2016, Botafogo e Vasco da Gama decidirão o Campeonato Carioca. Os dois clubes deixaram Flamengo e Fluminense para trás, respectivamente, mesmo com os adversários tendo a vantagem do empate. Agora a disputa é só entre os alvinegros e começa neste domingo, rendendo cifras altas nas casas de apostas de futebol.
Nos últimos dez anos, o Botafogo conquistou dois estaduais, mas ambos ganhando os dois turnos – na época o vencedor da Taça Guanabara e Taça Rio levantava o caneco de forma direta. Em finais, foram cinco aparições no período, terminando com o vice em todas.
A última conquista através de uma decisão foi em 2006, quando bateu o Madureira. Contra outro grande o jejum é ainda maior, e já dura desde 1997. Para piorar, encontrou o Vasco em 2015 e 2016 e se perder pela terceira vez em um espaço de quatro anos inevitavelmente ganhará o rótulo de freguês.
O ano começou tumultuado no clube da Colina. O time viveu semanas turbulentas devido a eleição e com atrasos de salário, além de um volume grande de negociações de jogadores. Isso acabou afetando o rendimento da equipe dentro de campo, que ainda alterna entre bons jogos e resultados desastrosos.
Prova disso é que o Vasco não consegue mais de duas vitórias seguidas desde 14 de fevereiro, mesmo tendo disputado o fraco carioca neste período. Na Libertadores, conseguiu ganhar e perder por 4 a 0 para o Jorge Wilstermann e cair em casa por 1 a 0 para o Universidad de Chile. Para completar, ainda teve a semana que conseguiu ganhar do Botafogo por 3 a 2 e três dias depois perder por um placar igual sem conseguir reagir nos minutos finais.
Botafogo com os pés no chão
Depois da eliminação para o Aparecidense, na Copa do Brasil, o Botafogo resolveu mudar e trocou de técnico. A chegada de Alberto Valentim alterou a forma da equipe de jogar, que adotou uma postura mais cautelosa, mas apostando nos contra-ataques. Foi assim que o time surpreendeu o Flamengo na quarta-feira.
O grande problema até aqui é que como tem um grupo limitado, a possibilidade de mudanças ao longo da partida é pequena. Prova disso é que das oito vezes que o clube começou perdendo na temporada, apenas em uma conseguiu virar. A parte boa é que o feito foi exatamente contra o Vasco.
Caminho até aqui
Os dois clubes não começaram o ano bem e sequer ganharam um turno do estadual. A classificação para a semifinal da competição só veio por serem os dois times de melhores campanhas do geral. O curioso é que o Vasco só está na disputa porque o clube derrotou o próprio Botafogo na última rodada da Taça Rio.
O clube da estrela solitária até chegou a decidir o segundo turno, mas acabou goleado por 3 a 0 pelo Fluminense. A volta por cima só veio na semifinal do estadual, quando atuou melhor que o Flamengo e conseguiu vencer por 1 a 0.
O Vasco, por sua vez, ficou de fora do mata-mata da Taça Guanabara e caiu na semifinal da Taça Rio. Pelo estadual, foi buscar um gol nos acréscimos para derrotar o Fluminense por 3 a 2.
Histórico recente do confronto
Apesar da vantagem do Vasco em finais, o retrospecto é até equilibrado. Dos últimos dez jogos, o cruzmaltino até conseguiu cinco vitórias, mas três encontros terminaram empatados e outros dois foram vencidos pelo Botafogo. Neste ano, cada clube ganhou um jogo por 3 a 2.
PORTAL O FAROL.COM/Futebol Interior