Deputado João Henrique solicita urgência na recuperação do açude Cachoeira Lisa, em Tavares – Portal O Farol

Deputado João Henrique solicita urgência na recuperação do açude Cachoeira Lisa, em Tavares

O deputado João Henrique (PSDB) encaminhou um requerimento ao Governo do Estado solicitando reforma e manutenção urgente no açude Cachoeira Lisa, localizado na cidade de Tavares. O documento foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, comandada pelo engenheiro Deusdete Queiroga.

O parlamentar também solicitou que fosse acionada a defesa civil para verificação do risco de rompimento da parede do açude.

“Em contato com a população do município de Tavares, fui informado que a parede do Açude Cachoeira Lisa, responsável pelo abastecimento de água daquele município, encontra-se em estado alarmante de deterioração, com grandes crateras e infiltrações ocasionadas por erosões e as fortes chuvas que ocorreram no local. Além de formigueiros em todo o paredão, em virtude do mesmo nunca ter recebido manutenção desde que foi construído”, pontuou o parlamentar.

João Henrique acrescentou que, no ano de 2007, ou seja há 12 anos, o então diretor regional da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Mosart Marques, já tinha frisado e prometido que o açude, necessitava de obras de melhoria na estrutura, fato esse que a população espera até hoje.

“Não podemos nos esquecer que o Brasil e Mundo ficaram em estado de choque e alerta, com o que ocorreu esse ano pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho MG, em que morreram 186 pessoas e 122 continuam “desaparecidas”. Assim como a tragédia no açude de Camará, no município paraibano de Alagoa Nova, em que morreram nove pessoas. Com isso, para evitar mais uma tragédia futura, além de mortes, prejuízos ambientais e financeiros incalculáveis, principalmente, no distrito de Belém, que está às margens daquele reservatório, solicito em caráter de urgência uma intervenção do Governo naquele açude”, finalizou.

 

Com assessoria

Categorias: Cidades,Destaque,Política