SEGUNDO ALGUNS RELATOS DA ÉPOCA TIRADENTES ERA ALTO, MAGRO E MUITO FEIO, ELE NUNCA USOU BARBA E CABELOS LONGOS, COMO MILITAR O MÁXIMO QUE SE PERMITIA ERA UM DISCRETO BIGODE.
VAMOS RELATAR CURIOSIDADES QUE NÃO APRENDEMOS NAS ESCOLAS
JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, NASCEU EM 1746, NA FAZENDA DE POMBAL, DISTRITO DE SÃO JOÃO DEL REY, EM MINAS GERAIS, NÃO HÁ REGISTRO DA DATA DE SEU NASCIMENTO EM NENHUM LIVRO QUE PESQUISEI, APENAS DO SEU BATIZADO EM NOVEMBRO DO MESMO ANO.
PERDEU OS PAIS QUANDO ERA CRIANÇA E FOI CRIADO PELO PADRINHO O QUAL ERA DENTISTA E ELE ADOTOU A PROFISSÃO DO PADRINHO. AOS 18 ANOS ENTROU PARA A CARREIRA MILITAR E FOI SOLDADO DA CAVALARIA.
ELE TINHA CONHECIMENTO DE MINERAÇÃO, HIDRÁULICA E JOALHEIRO, MÉDICO PRÁTICO, MASCATE , TROPEIRO, MINERADOR E ENGENHEIRO.
ELE DEDICOU-SE A PROJETOS DE MELHORIA URBANA DO RIO DE JANEIRO, IDEALIZOU ABASTECIMENTO REGULAR DE MOINHOS, TRAPICHES E ARMAZÉNS, ALÉM DE SERVIÇOS DE BARCOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, NO ENTANTO, DESTACOU-SE COMO TIRADENTES, AO CONTRÁRIO DE SEU APELIDO “TIRADENTES” NÃO SUPORTAVA ARRANCAR DENTES, ELE ERA MUITO MAIS A FAVOR DE PRESERVAR, QUANDO ARRANCAVA ELE COLOCAVA COROAS FEITAS DE MARFIM DE OSSO DE BOI QUE ELE MESMO FABRICAVA.
AOS 40 ANOS APAIXONOU-SE POR UMA MENINA DE 15 ANOS, ELA JÁ ESTAVA PROMETIDA A OUTRO HOMEM. TIRADENTES NUNCA CASOU MAIS TEVE DOIS FILHOS, JOÃO E JOAQUINA – JOÃO ERA FILHO DE UMA MULATA EUGÊNIA E JOAQUINA DA SILVA ERA FILHA DE UMA VIÚVA, ANTÔNIA MARIA DO ESPÍRITO SANTO.
DESCONTENTE COM O GOVERNO DE PORTUGAL VISAVA LIBERTAR O BRASIL DA CORTE DE PORTUGAL, TEVE CONTATO COM NOVAS IDÉIAS VINDAS DA EUROPA E COMEÇOU A DIVULGAR O MOVIMENTO, UM CORONEL, JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS DENUNCIOU O MOVIMENTO, COMO DEVIA AO GOVERNO, DENUNCIOU TIRADENTES QUE SERIA A ÚNICA FORMA DE NÃO PAGAR MAIS A DÍVIDA. A MAIORIA, FORAM PRESOS, RECEBERAM PENAS RELATIVAMENTE BRANDAS, COMO PRISÃO OU EXÍLIO. COMO TIRADENTES NÃO TINHA A MESMA INFLUÊNCIA POLÍTICA ASSUMIU SOZINHO A RESPONSABILIDADE DA CONSPIRAÇÃO E LIVROU OS OUTROS CONDENADOS PASSANDO 3 ANOS PRESO NO RIO DE JANEIRO, TIRADENTES ERA UM HOMEM PREOCUPADO COM O POVO. NESTA ÉPOCA PORTUGAL COBRAVA IMPOSTOS RIGOROSOS NA TENTATIVA DE EVITAR O CONTRABANDO DO OURO RETIRADO DOS GARIMPOS DE MINAS GERAIS, O MINÉRIO ESTAVA ESCASSO , O GOVERNO PORTUGUÊS AUMENTOU AINDA MAIS OS IMPOSTOS, TIRADENTES E OS LIDERES DO MOVIMENTO DECIDIRAM SE REVOLTAR APÓS A MEDIDA. INDO AO RIO DE JANEIRO TIRADENTES ENTROU EM CONTATO COM AS IDÉIAS REVOLUCIONÁRIAS ILUMINISTA MAS A MONARQUIA PORTUGUESA DESCOBRIU UM DIA ANTES DELE COLOCAR SEU PLANO EM PRÁTICA , TIRADENTES ESTAVA DIRETAMENTE LIGADO AO MOVIMENTO CONHECIDO COMO INCONFIDÊNCIA MINEIRA, OS HISTORIADORES PREFEREM DIZER “CONJURAÇÃO” FOI UM ATO DE DESLEALDADE, TRAIÇÃO OU INFIDELIDADE, QUE SERVE PARA TRADUZIR A PALAVRA “ INCONFIDÊNCIA”.
QUANDO TOMOU CONHECIMENTO DE SUA SENTENÇA DE MORTE DISSE: SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS, MIL VIDAS SE EU TIVESSE MIL VIDAS EU DARIA PELA LIBERTAÇÃO DA MINHA PÁTRIA. ELE FOI ENFORCADO NO RIO DE JANEIRO COM BARBA FEITA E CABEÇA RASPADA, NO DIA 21 DE ABRIL DE 1792, APÓS O ENFORCAMENTO SEU CORPO FOI ESQUARTEJADO AS 4 PARTES FORAM POSTAS EM ALFORJES COM SALMOURA NO CAMINHO DO RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS E FICOU EXPOSTO EM PRAÇA PUBLICA, NO TERCEIRO DIA A NOITE SEU CORPO FOI ROUBADO E NUNCA MAIS FOI ENCONTRADO. COMO ELE FOI CONDENADO POR INCONFIDÊNCIA POR TRAIÇÃO A COROA ,OS SINOS DA IGREJA DA CIDADE NÃO PODERIA TOCAR DURANTE SUA EXECUÇÃO, NO ENTANTO, DIZ A HISTÓRIA QUE NO MOMENTO DE SEU ENFORCAMENTO O SINO BADALOU CINCO VEZES.
SUA CASA FOI QUEIMADA EM VILA RICA JOGARAM SAL GROSSO NO CHÃO PARA QUE NUNCA MAIS CRESCESSE NADA NAQUELAS TERRAS E SEUS PARENTES FORAM TODOS CONDENADOS A INFAMES.
SEUS PERTENCES DE DENTISTA FORAM LEILOADOS POR 800 RÉIS NO DIA 4 DE JULHO DE 1792 E O COMPRADOR FOI FRANCISCO XAVIER DA SILVEIRA,
TIRADENTES NÃO FOI LOGO CONSIDERADO UM HERÓI TÃO LOGO QUE MORREU, SÓ PASSOU A SER CULTUADO 98 ANOS APÓS A SUA MORTE, SEU NOME NÃO ERA NEM CITADO, O IMPERADOR NÃO QUERIA NEM QUE CITASSE, PORQUE DEFENDIA IDÉIAS ILUMINISTAS REPUBLICANAS E ANTIMONARQUISTA.
EM 1870 O MOVIMENTO REPUBLICANO O ELEGEU COMO MÁRTIR CÍVICO-RELIGIOSO, A DATA DA SUA MORTE TORNOU-SE FERIADO NACIONAL EM 1890.
CURIOSIDADE IMPORTANTES
A PRIMEIRA PINTURA OFICIAL FOI DE AUTORIA DE DÉCIO VILLARES, QUE APRESENTOU TIRADENTES COMO CRISTO. COM BARBAS E CABELOS LONGOS, MAIS TARDE PEDRO AMÉRICO E CÂNDIDO PORTINARI PINTARAM TIRADENTES COMO DÉCIO VILLARES DESCREVEU.
TIRADENTES É O ÚNICO BRASILEIRO CUJA DATA DE MORTE SE COMEMORA COM UM FERIADO NACIONAL.
CONCLUSÃO;
ATÉ HOJE SOMOS VISTOS COM MAUS OLHOS QUANDO QUEREMOS TRANSFORMAR OU RELATAR A VERDADEIRA HISTÓRIA. A TRAIÇÃO AS DELAÇÕES PREMIADAS JÁ VEM DE MUITO TEMPO, AS PROPINAS, A FALTA DE ÉTICA JÁ FAZ PARDE DE NOSSA HISTÓRIA. PRECISAMOS DE POLÍTICOS HONESTOS, DE HOMENS COMO TIRADENTES, PARA QUE POSSAMOS SAIR DO DOMÍNIO DOS RATOS VESTIDOS COM GRAVATAS.
PARABÉNS TIRADENTES VOCÊ É SEM DÚVIDA O NOSSO HERÓI BRASILEIRO…
MARÍ, 21 DE ABRIL DE 2017
Pesquisa feita por: Rosangela Veríssimo