Estudantes da Escola Municipal Júlia Figueiredo foram classificados para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A unidade de ensino foi a única escola pública da Paraíba a garantir vaga na final da competição em toda a trajetória da olimpíada.
Duas equipes da escola chegaram à etapa presencial da competição, sendo esse outro feito inédito para a rede municipal de ensino de Sapé. A equipe “Regentes do Império”, formada pelos estudantes Giovana Pereira de Melo (14 anos), Maria Vitória da Silva (16 anos) e Victor Emanuel Silva do Nascimento (16 anos), alcançou o topo da classificação estadual, sendo reconhecida como a melhor equipe da Paraíba na 17ª edição da ONHB.
Já a equipe “Amarelo Cor de Rosa”, composta por Hellen Simara de Araújo Silva (14 anos), Rayssa da Silva André (14 anos) e Lorrany Ketyllin Freitas Coutinho (15 anos), também garantiu presença na etapa final da competição. Ambas são orientadas pelo professor Bruno Chaves.
A Olimpíada, uma das mais importantes competições de conhecimento do país, reuniu mais de 57 mil equipes de todo o Brasil em uma jornada de seis fases online, que incluíram questões complexas de história e atividades interdisciplinares. Apenas 351 equipes foram selecionadas para a etapa presencial, que acontecerá no final de agosto, na Unicamp, em São Paulo.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Sedcet), Marcone Pessoa, ressaltou que a Escola Municipal Júlia Figueiredo é a única escola pública municipal da Paraíba a garantir vaga na final da ONHB em toda a trajetória da olimpíada. “O reconhecimento é duplo, com duas equipes representando Sapé e também a Paraíba”, pontuou. 

O professor Bruno Chaves destacou o impacto transformador da experiência. “Esse é um momento histórico para a educação pública de Sapé e para a vida desses jovens, que terão a oportunidade de vivenciar experiências únicas — como viajar de avião pela primeira vez, visitar uma das universidades mais renomadas do país e trocar saberes com estudantes de todo o Brasil”, avaliou.
A equipe “Regentes do Império”, por ter sido a melhor da Paraíba, terá todas as despesas de deslocamento custeadas pela Unicamp.
Neste ano, oito equipes paraibanas foram classificadas para a grande final nacional. Sapé figura entre os grandes destaques ao lado de instituições tradicionais da capital e do interior:
•2 equipes – Escola Municipal Júlia Figueiredo (Sapé)
•2 equipes – GGE João Pessoa
•1 equipe – ISO João Pessoa
•1 equipe – Habilis João Pessoa
•1 equipe – IFPB Campina Grande
•1 equipe – Raul Cordula João Pessoa
Com assessoria