O ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará Campina Grande no próximo domingo ((27). Durante a passagem de Lula pela Paraíba, haverá um ato para a adesão de novos filiados. As fichas serão abonadas pelo próprio ex-presidente. O ex-presidente deve ser recepcionado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Ex-filiado ao Partido dos Trabalhadores, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), ainda não definiu se irá recepcionar o ex-presidente Luiz no solo paraibano.
O ato público por “Água e Democracia” está sendo convocado para as 9h, no Parque Ecológico de Bodocongó e contará ainda com as presenças de autoridades políticas, gestores públicos, estudantes, militantes partidários e de movimentos sociais rurais e urbanos, além da população em geral.
A programação contará com atrações culturais no palco montado no parque. Haverá ainda intervenções de lideranças locais.
A chegada do ex-presidente Lula está prevista para as 11h, com as boas-vindas por parte dos movimentos presentes e um ato simbólico, organizado por jovens do campo, sobre o significado do tema Água e Democracia na atualidade.
Durante 21 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorre de ônibus nove estados do Nordeste com a caravana “Lula pelo Brasil”. A jornada acontece entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro, com início em Salvador-BA e término em São Luís-MA.
A viagem é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. A caravana tem como objetivo ouvir o povo sobre os problemas e soluções para cada comunidade, cada Estado.
A edição atual terá os mesmos moldes da caravana encabeçada pelo ex-gestor depois da derrota nas urnas nas eleições de 1994.
O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Campina Grande e professor de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
Márcio Caniello, explicou a escolha do tema para o ato do domingo.
“Água é vida e nós, que habitamos o semiárido mais populoso do mundo, sabemos bem o que isso significa, ainda mais depois da maior seca já registrada no Brasil. Nós, de Campina Grande, bebemos e usamos hoje a água que vem da transposição do rio São Francisco, obra hídrica de grande magnitude, a maior já realizada no Brasil. Portanto, esse ato é um gesto de gratidão ao presidente Lula. Por outro lado, a democracia é também um elemento essencial para uma vida em sociedade verdadeiramente livre, justa e equânime. Neste momento em que ela foi golpeada no Brasil, queremos reforçar a necessidade de que a normalidade democrática seja restaurada”, explicou.
Fonte: PB Agora