O resultado do primeiro jogo contra o Liverpool-URU foi determinante para a classificação do Fluminense na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, a equipe carioca foi derrotada no Uruguai pelo placar de 1 a 0, mas mesmo assim passou de fase na competição continental. Isso porque os brasileiros triunfaram na ida, no Maracanã, por 2 a 0. O adversário do Fluminense na próxima etapa será conhecido por meio de sorteio.
O único gol da partida desta quarta-feira aconteceu logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Em contragolpe rápido, Royón avançou pela direita e cruzou para Martínez só empurrar para o gol vazio, sem qualquer chance de defesa. Mesmo passando alguns sustos ao longo da partida, o Fluminense, que não fez um bom jogo, segurou a classificação para a segunda fase.
O time carioca fez uma exibição ruim no primeiro tempo e colocou em risco a classificação, já que o Liverpool marcou um gol e desperdiçou várias chances para marcar.
No segundo tempo, o time dirigido por Abel Braga subiu de produção e poderia ter obtido um resultado melhor, mas o goleiro De Amores fez grandes defesas e impediu que o placar fosse modificado.
O jogo
O Fluminense iniciou a partida desconcentrado, enquanto o Liverpool partiu para o ataque a partir do apito inicial. Logo aos dois minutos, Henrique errou na saída de bola e Renato Chaves teve que se empenhar para bloquear o chute de Martinez. Logo depois, Sornoza também saiu jogando errado e Renato Chaves foi obrigado a derrubar Royon. Na cobrança, Almeida bateu colocado e assustou Cavalieri.
O Fluminense encontrava dificuldades para trocar passes e, aos dez minutos, outro erro na saída de bola proporcionou novo ataque perigoso do time da casa. Royon se livrou de Renato Chaves e chutou, que exigiu grande defesa de Diego Cavalieri.
Aos 13 minutos, o Liverpool marcou o primeiro gol. Toma lançou Royon, que invadiu a área e tocou para Ramirez chutar e colocar na rede, sem chances para Diego Cavalieri.
O técnico Abel Braga tentava consertar o time com gritos, mas o Fluminense seguia errando demais. Aos 18 minutos, mais um ataque perigoso da equipe uruguaia, mas a defesa conseguiu desviar para escanteio o chute de Royon.
O Liverpool seguiu pressionando. Aos 27 minutos, após levantamento na área, a zaga tricolor não conseguiu cortar e a bola sobrou para Ramirez, que chutou cruzado e Cavalieri desviou para escanteio.
Três minutos depois, Cavalieri teve que se esticar para salvar o Fluminense. O goleiro defendeu uma cabeçada perigosa de Ramirez que ia entrando no ângulo esquerdo. O goleiro tricolor voltou a aparecer bem aos 32, saindo com precisão para tirar a bola da cabeça de Royon.
Só depois dos 35 minutos é que a equipe dirigida por Abel Braga começou a segurar a bola e trocar passes para se aproximar da área uruguaia. Aos 39, o goleiro De Amores fez a primeira defesa, em chute fraco de Henrique Dourado.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e o Fluminense começou pressionando. Aos dois minutos, Richarlison ganhou da zaga na corrida e chutou para boa defesa de De Amores. A resposta do Liverpool foi imediata. Ramirez investiu pela esquerda, ganhou de Renato Chavez na corrida e bateu cruzado, mas Diego Cavalieri defendeu com categoria.
O time brasileiro mostrava mais equilibrio em campo e, aos nove minutos, quase chegou ao empate. Richarlison recebeu dentro da área e bateu forte, mas a bola explodiu no travessão. Aos 16, foi a vez de Wellington Silva desperdiçar uma chance incrível para empatar. O atacante entrou na área e furou na hora de concluir.
O Fluminense continuava dominando e teve novamente a chance de empatar aos 29 minutos, quando Henrique Dourado obrigou De Amores a fazer grande defesa. O goleiro uruguaio voltou a salvar sua meta, após chute cruzado de Lucas.
Aos 33 minutos, De Amores fez uma defesa espetacular para desviar para escanteio um chute colocado de Richarlison. Logo depois, o goleiro do Liverpool voltou a brilhar em conclusão de Henrique Dourado. Nos minutos finais, a partida ficou aberta, mas o placar não foi mais movimentado.
FICHA TÉCNICA:
LIVERPOOL-URU 1 X 0 FLUMINENSE
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 10 de maio de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Juan Soto (Venezuela)
Assistentes: Luis Sánchez (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
Cartões Amarelos: Cantera, Toma, Rodales, Mallo(Liv)/; Sornoza, Henrique Dourado, Diego Cavalieri(Flu)
Gol: LIVERPOOL: Ramirez, aos 13 minutos do primeiro tempo
LIVERPOOL: De Amores, Rodales, Mallo, Platero e Christian Almeida; Toma(Viera), Aprile, Martínez(Antunes) e Cantera(Garcia); Ramirez e Royon. Técnico: Alejandro Bertoldi
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Lucas, Henrique, Renato Chaves e Leo; Jefferson Orejuela, Wendel e Junior Sonorza; Wellington Silva(Marcos Junior), Richarlison(Marquinho) e Henrique Dourado(Pedro). Técnico: Abel Braga
ESPN