O Governo Federal registrou uma amenização no período de seca na Paraíba, por meio do Monitor de Secas do mês de janeiro. De acordo com a última atualização da plataforma, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a Paraíba passou de “Seca Moderada” para “Seca Fraca”.
No ano passado, o Estado registrou seca na totalidade de seu território entre setembro de 2024 e janeiro deste ano. Desde o período de agosto a dezembro de 2021, essa é a primeira vez que o estado tem seca em 100% de seu território por cinco meses consecutivos.
Entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, a seca se abrandou na Paraíba, pois a seca moderada deixou de ser verificada no estado, que teve seca fraca na totalidade de seu território. É a condição mais branda no estado desde setembro de 2024, quando também houve seca fraca em 100% do território paraibano.
O Monitor de Secas
O projeto tem como principal produto o Mapa do Monitor, construído mensalmente a partir da colaboração dos estados integrantes do projeto e de uma rede de instituições parceiras que assumem diferentes papéis na rotina de sua elaboração. Por meio da ferramenta, é possível comparar a evolução das secas nos 26 estados e no Distrito Federal a cada mês vencido, sendo que o processo de expansão dessa iniciativa foi concluído com a entrada do Amapá no Mapa do Monitor de dezembro de 2023.
A metodologia do Monitor de Secas foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região.
OfarolPB com MaisPB