O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) inscreve até esta sexta-feira (15) para 350 vagas em cursos técnicos subsequentes, voltados para quem terminou o ensino médio. As vagas são em cursos presenciais e a inscrição é gratuita. Acesse aqui o edital. A novidade desta seleção é que ela vai ocorrer pela análise das notas do Ensino Médio.
São ofertadas vagas em Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Esperança, Mangabeira, Patos e Picuí para Técnico em Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário. Não há cobrança de taxa de inscrição e os aprovados vão ingressar no segundo semestre letivo deste ano.
O candidato preenche um formulário de inscrição e um questionário socioeconômico. Depois, precisa protocolar no Campus para o qual está concorrendo, cópia da identidade e comprovante de inscrição obtido com o formulário preenchido online. Se fizer só a parte online não estará inscrito.
Segundo o IFPB, há duas formas de seleção; o candidato pode protocolar o histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente para que seja analisado o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, ou ainda protocolar o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de documento emitido pelo site oficial, para que seja analisada a média aritmética da nota de desempenho das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática.
Para concluir a inscrição, que é preciso protocolar, metade das vagas é reservada para quem é egresso da escola pública. Dentro desse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Nesse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva ainda 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.
A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 22 de julho, com prazo para recursos. Todos os detalhes estão na página criada pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec).
Com Portal Correio