Um tiroteio assustou moradores do Conjunto de Favelas do Alemão no início da tarde desta segunda-feira (5), Zona Norte do Rio. O confronto ocorreu na localidade conhecida como Casinhas. Uma imagem do Voz das Comunidades obtida pelo G1 mostra crianças se protegendo embaixo de uma mesa, em casa.
O Comando de Polícia Pacificadora confirma o confronto. De acordo com a UPP do Alemão, policiais faziam patrulhamento na Pedra do Sapo quando foram atacados. Um menor foi atingido e socorrido para o Hospital Getúlio Vargas.
De acordo com o comando da unidade, ele tinha um mandado de busca e apreensão em aberto. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios, para onde foi levada uma pistola apreendida.
No RJTV desta segunda, uma série de reportagens mostra que, em 15 anos, foram 2,6 mil mortes violentas no Complexo.
Durante dois meses, a repórter Bette Lucchese e os cinegrafistas Piero Caputo e Júnior Alves mergulharam na realidade dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. A vida difícil, o medo constante, o desejo de paz, que para muita gente está tão longe. O que deu errado no projeto das UPPs? O que aconteceu com a promessa de pacificação?
Em busca destas respostas, eles ouviram moradores, autoridades, especialistas em segurança e líderes comunitários. O documentário “Complexo” – em cinco capítulos – traz a partir desta segunda-feira (5) imagens inéditas da ocupação, números chocantes, flagrantes do abandono dessa região do Rio. E começa pelo que mais dói nos moradores: os sonhos perdidos.
Em 2010, quando a polícia ocupou a região, moradores celebravam com bandeiras brancas nas janelas, gente vibrando nas ruas. Imagens mostravam a ocupação policial na região conhecida como Coqueiral. Todos acreditavam que, como a música que tocava no radinho de pilha de um morador, “daqui pra frente, tudo vai ser diferente”.
g1