A sensatez é uma trava relevante do estado emocional. Os últimos acontecimentos nos reservou o direito de brincar, zoar, tirar onda, com se diz na gíria. Mas chega o momento em que todos nós precisamos deixar as infantilidades e suavidades das brincadeiras e passarmos a analisar a gravidade dos fatos que nos atormentam nessa hora. Não podemos recrudescer a teoria da conspiração. Isso vale para simpatizantes da esquerda e da direita. Temos uma grande dificuldade de nos reposicionarmos diante das veracidades dos fatos. Isso por uma razão lógica: nosso ego sofre de patologia crônica. Não somos humildes o suficiente para mudar nossos paradigmas arraigados.
Em março de 2015, portanto há mais de dois anos, este escritoreco discorreu algumas linhas sobre a delação premiada, instrumento legal, entretanto imoral sob o meu ponto de vista, que a justiça se utiliza para encontrar culpas e condenar bandidos do colarinho branco.
Vamos pontuar uma coisa: o diretor presidente da JBS é um bandido comprovado, inteligente, dissimulado e maldoso. Isso é fato e ninguém discute. Não obstante, o caráter podre do delator não invalida uma eventual culpabilidade dos delatados. Interessante que já circulam por aí alguns posicionamentos nitidamente partidários dando conta de um grande plano de golpe, visando o retorno do PT ao governo. Isso é crível meus senhores? E a Globo, de algoz do PT e seus asseclas, numa metamorfose meteórica assume o papel de anjo da guarda dos petistas e inquisidores do Temer. Estão querendo brincar com a nossa inteligência. Não foi golpe antes nem depois. O que ocorre é o apego pelo dinheiro fácil e a mina é o tesouro do Estado.
Voltando à famigerada delação premiada, os irmãos metralhas zonaram com a justiça e a fizeram de bobinha da corte. Esse acordo com os bandidos da carne podre é surreal. Como pode os negociadores do acordo, sem nenhum processo legal, inocentar criminosos, garantindo-lhes liberdade que não merecem, deixando-os voar livres como os passarinhos. Na minha amadora avaliação isso é de uma irresponsabilidade que precisa ser investigado. Se a lei da delação permite isso, precisa ser revogada imediatamente sob pena de chacota mundial e danos maiores.
Os irmãos metralhas causaram sérios prejuízos ao nosso País, sob a autorização e o olhar complacente da justiça. Vale salientar que isso não tornam inocentes os delatados. Está evidenciado que de inocentes os caras de pau delatados não têm nada. As apurações precisam seguir, e com urgência, deixando-se de lado a ideia infantil que isso prejudicará a economia. Ora bolas, os fins nunca podem justificar os meios. Isso é delírio, devaneio tolo. O judiciário precisa dar uma resposta à sociedade, corrigindo a burrice cometida e trazer os caras à responsabilidade.
Também está evidente que o flagra foi planejado. Se alguém vai à casa de outrem, portando camuflado um gravador de voz, esse alguém não está bem intencionado. Esperamos que a justiça use as leis que as conhece muito bem, para cancelar esse acordo de delação premiada, indiciar os bandidos do golpe aplicado no mercado financeiro, colocando-os na cadeia e recuperando parte da fortuna que a quadrilha surrupiou.
Quanto ao Sr. Michel Miguel Elias Temer Lulia (não Lula), de atitudes estranhas como receber em sua residência, empresários de reputação duvidosa, precisa baixar a bola, reconhecer que chegou ao fim e não ficar criticando a justiça que tanto elogiou quando foi para atuar sobre seus inimigos políticos. Se ele quis ser atencioso para com o segmento empresarial, poderia até ouvir o falastrão, como o adjetivou, mas teria a obrigação de comunicar a confissão recebida deliberadamente do bandido mente brilhante (para o mal) à MPF, STF ou PF para a apuração dos fatos que chegaram aos seus ouvidos. Não o fazendo, tornou-se, no mínimo, comparsa do malfeitor da carne.
Quanto a nós, que só posamos de vítimas fatais, precisamos aprender a lição: tentam, e às vezes conseguem manipular a gente com propostas de reformas mirabolantes, que possuem intuito claro de angariar simpatia do setor especulativo da economia global. Passa desapercebido, isso por tendemos a nos iludir com facilidade, o fato de que as grandes corporações privadas, detentoras majoritárias do capital produtivo, capitalismo que tanto encanta, não passam de sugadoras, sonegadoras, usurpadoras e agora aparecendo uma nova faceta: real governante do Brasil. Os caras compram tudo: políticos, procuradores, juízes, matadores de aluguel, e até presidente da república. O raio de atuação do capitalismo realmente é de 360 graus. Visão holística do malfeito.
A delação premiada, nesse momento, justifica bem o nome. Realmente está premiando os delatores criminosos, impondo a eles valores irrisórios e disponibilizando total liberdade para que seus donos gastem a dinheirama toda e vivam felizes para sempre, até que a morte lhe dê destino.
Delação premiada. Um engodo que precisa de reformas URGENTES. Não podemos permitir ajuda a bandidos e perdoá-los da prisão, além de fortalecê-los financeiramente. Se o legislativo, por razões óbvias não quiser encaminhar uma PEC nesse sentido, que o faça o Executivo, já que o atual governo é ávido por reformas. Essa sim tem caráter de urgência urgentíssima.