Ter uma casa ou um apartamento funcional traz uma série de benefícios. Além de otimizar o espaço, facilita a manutenção e garante uma organização eficiente. Com moradias cada vez mais compactas, essa tem sido uma forma de aproveitar cada metro quadrado de um lugar, tornando-o personalizado e de fácil mobilidade.
“Em projetos arquitetônicos, a funcionalidade é a essência da harmonia. Empreendimentos com espaços funcionais não apenas otimizam o uso do espaço, mas também promovem um estilo de vida simplificado e organizado para os moradores”, aponta Ricardo Nogueira, arquiteto da MGA, construtora paraibana que tem focado em ambientes funcionais.
A diretora comercial, Christina Santiago, ressalta que a proposta dos empreendimentos da MGA é criar ambientes funcionais, levando em conta cada elemento que vai compor o ambiente, de modo que não seja só esteticamente agradável, mas que se adeque às necessidades do cotidiano, gerando praticidade e conforto em toda a extensão do apartamento.
Em um empreendimento, os espaços funcionais se apresentam em áreas de uso comum, sustentabilidade, infraestrutura tecnológica, acessibilidade e conectividade. O Sens, mais novo empreendimento da MGA, tem como um dos principais objetivos gerar sensações através dos espaços arquitetados. Coworking, academia, lobby e cozinha gourmet são alguns dos ambientes pensados de acordo com a proposta.
Apesar da funcionalidade ser utilizada nas grandes construções, ela também funciona em apartamentos e casas. Confira sete dicas de como tornar um ambiente funcional:
Tenha uma organização eficiente – Utilize prateleiras, caixas organizadoras e armários para maximizar o espaço de armazenamento. Mantenha itens semelhantes juntos para facilitar a localização.
Prefira móveis multifuncionais – Opte por móveis que possuam múltiplas funções, como sofás-cama, mesas com espaço de armazenamento interno e bancadas retráteis.
Priorize uma iluminação adequada – Use luzes de teto, luminárias de mesa e LEDs para criar um ambiente luminoso e acolhedor.
Invista em decoração minimalista – Isso pode evitar a sensação de espaço apertado. Escolha poucos itens de decoração, mas que sejam significativos para você.
Faça manutenção regular – Evite problemas futuros. Isso inclui a limpeza regular, a verificação de encanamentos, eletricidade e aparelhos para garantir que tudo funcione corretamente.
Tenha zonas funcionais – Crie zonas específicas para diferentes atividades. Por exemplo, tenha uma área de trabalho, uma área de relaxamento e uma área de refeições claramente definidas para tornar o espaço mais organizado.
Adicione plantas e elementos naturais – Além de decorativo, os elementos ajudam a trazer a natureza para o apartamento, melhorando a qualidade do ar e criando um ambiente mais tranquilo.
OfarolPB com MaisPB