Partimos logo cedo para as montanhas de Nazaré, nos encaminhando para a Igreja
de Caná da Galileia (Kafr Kanna), onde Jesus transformou água em vinho numa festa de
casamento. A Igreja é tida como a Igreja do Casamento e por ela passam anualmente
duzentos mil turistas. Ela está construída sobre um sítio arqueológico e nas suas
catacumbas está um grande pote de pedra utilizado no milagre público de Jesus. De
acordo com o relato bíblico eram seis as jarras onde estava o vinho. Por sua fama a Igreja
é muito procurada para a realização de casamentos, esgotando-se com antecedência de
um ano a agenda de cerimônias matrimoniais.
Cada jarra representa um período de mil anos e compreende a primeira o tempo
de Adão, Eva, Abel, Sete, Enoque, vindo a purificação através do sangue de Abel; a
segunda compreende o tempo de Noé e sua família, vindo a purificação pelo próprio
sangue de Noé; a terceira compreende o tempo de Abraão, Isaque, Jacó até o rei Davi,
vindo a purificação pelo sangue de Abraão; a quarta compreende o tempo do reinado de
Salomão, do exílio babilônico até a restauração de Israel, vindo a purificação pelo sangue
de Salomão; a quinta compreende o tempo de Jesus até o ano mil depois de Cristo, vindo
a purificação pelo sangue do Cordeiro de Deus; a sexta compreende o tempo de todos que
vieram depois do nascimento de Cristo, vindo a purificação com o sangue dos mártires.
Após a visita os casais do grupo realizaram a renovação do matrimônio, celebrada
pelo Padre Leandro. Foram os casais Ailton Elisiário e Socorro, Juan Caetano e Ingrid,
Maurício e Fátima, Caetano e Fátima, Eliezer e Alzira, que receberam do Santuário das
Bodas o certificado de confirmação de renovação das promessas matrimoniais, firmado
pelo Padre Guardião, Frei Jerome Dery e pelo celebrante Padre Leandro da Normandia,
que também celebrou a Santa Missa.
As visitas a seguir foram à Basílica da Anunciação e à Igreja de São José. A
primeira foi construída sobre os restos de uma igreja bizantina já erguida sobre uma igreja
da época das Cruzadas. A cúpula da igreja tem a forma de um lírio invertido que abre
suas pétalas para o interior do santuário. Este simbolismo tem dois significados: o
primeiro, o lírio é a imagem da pureza de Nossa Senhora e o segundo, representa o nome
semítico de Nazaré, que significa um botão que sai do ramo.
No seu interior estão as ruinas da casa onde Maria viveu sua infância e protegida
por um portão de ferro a Gruta da Anunciação. Durante as escavações foi encontrado
gravado numa coluna as palavras Xe Mapia, que significam Ave Maria, ou seja, as
palavras pronunciadas pelo arcanjo Gabriel saudando Maria. Na parte exterior, como no
interior, estão inúmeras imagens de Nossa Senhora de todos os lugares, com os nomes
respectivos que recebe em cada um deles, inclusive a Nossa Senhora Aparecida do Brasil.
A Igreja de São José foi construída sobre o local onde se acredita ter sido a
carpintaria da Sagrada Família. As escadas levam ao subsolo, onde está a caverna usada
como oficina por São José.
Finalizando as visitas do dia, deslocamo-nos para o Monte Tabor, local da
transfiguração de Jesus diante dos discípulos Pedro, Tiago e João. É um dos lugares
místicos da Terra Santa. Local de culto dos povos cananeus, que adoravam os ídolos nos
lugares altos, e em fortificação militar, como vigia sobre a região.
Ela está localizada a apenas 17 quilômetros de Nazaré, ao norte do Vale de Jezreel,
em direção a Damasco. No alto encontra-se a Basílica da Transfiguração, erguida e
reerguida sobre escombros de outras igrejas antigas. Está dividida em três naves separadas
por colunas e duas capelas voltadas para o norte e o sul, dedicadas aos profetas Moisés e
Elias.
O significado dessa montanha dentro da religião cristã começa no Século VI,
quando ela se torna um lugar de peregrinação, por se acreditar que foi nela que ocorreu a
passagem bíblica da Transfiguração de Jesus Cristo.
Finalizamos o dia nos preparando para deixarmos Tiberíades em direção ao Mar
Morto. Em nosso recolhimento concentramo-nos na oração do sacerdote alemão Josef
Kentenich: “Jesus continua vivendo em nós sua vida transfigurada”
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