A alimentação infantil é algo que preocupa diariamente os pais, seja nas refeições em casa ou fora dela. O conteúdo da lancheira das crianças merece atenção especial, principalmente nesse período de retorno às aulas, já que as férias normalmente são de mais descontração e não há tanta preocupação nesse aspecto.
De acordo com Iraci Sabino, nutricionista, do Hapvida Saúde, em Campina Grande, é preciso ter cuidado com a quantidade e a qualidade do alimento que será oferecido às crianças. “As lancheiras têm que ter pequenas proporções e não pode ser repetida todos os dias, é necessário variedade e uma alimentação nutritiva. As combinações devem incluir frutas, sucos naturais, vegetais, ovos, queijo, leite, iogurte (principalmente o desnatado) e pão integral”, orienta.
A especialista explica também que é interessante inserir frutas como goiaba, pêra, maçã, uva, além de variar as cores das frutas de um dia para o outro. No caso dos bolos, o ideal é prepará-los de forma mais nutritiva, como os de banana, cenoura ou macaxeira. “Além disso, se colocar leite na lancheira, optar por cacau ou chocolate amargo a 70%, mas não inserir produtos artificiais. Outra opção também é a água de coco”, afirma.
Uma alternativa para tornar o momento mais atrativo é fazer bichinhos com as frutas e oferecer sanduíches divertidos. Cereais também devem ser incluídos na alimentação, mas com o cuidado de ser algo que a criança possa ingerir e não tenha alergia ou algum tipo de restrição. O ideal é que a hora do lanche seja saudável, nutritiva e que a criança se alimente por prazer.
A atenção com a alimentação é fundamental, mas a nutricionista esclarece que também é necessário ter cuidado com a higienização e armazenamento da lancheira. “É preciso que os responsáveis higienizem a lancheira todos os dias e verifiquem se há um espaço refrigerado para guardar a lancheira na escola. É fundamental também ficar atento aos horários da criança para mandar a quantidade certa de alimentos, além de ter atenção com o armazenamento da comida”, explica Iraci Sabino.
Assessoria