O odor menstrual é alvo de incômodo para algumas mulheres. Embora o sangue possua cheiro característico, pode ocorrer de a menstruação apresentar um cheiro mais forte e desagradável. Por que isso ocorre? Ao notar que o mau cheiro é frequente é muito importante consultar o médico ginecologista e investigar as possíveis causas. No entanto, nem sempre é sinal de algum problema de saúde, o odor pode ter relação com o maior fluxo menstrual, fim da menstruação e outros fatores.
O que pode causar o odor forte na menstruação? Confira:
Existem mulheres que não percebem diferença nenhuma no cheiro da menstruação, enquanto outras ficam bastante incomodadas e afirmam sentir um odor muito forte e considerado podre. A variação do cheiro menstrual deve ser motivo de alerta. É importante a mulher perceber se o mau cheiro é presente em todos os ciclos ou apenas em alguns momentos. Sentir odores diferentes em cada menstruação pode sinalizar possíveis infecções.
Qual o cheiro normal da menstruação?
Geralmente quem determina isso é a própria mulher e pode fazer uma avaliação equivocada. Sentir um cheiro forte não quer dizer que foge da normalidade. O tecido endométrio passa por alguns processos que podem modificar o cheiro comum do sangue, semelhante à ferrugem. O comum é que a menstruação possua o cheiro característico de sangue e seja mais forte, quando existir um fluxo maior.
Menstruação com mau cheiro
Principalmente as mulheres que usam o coletor menstrual conseguem identificar claramente o odor da menstruação, pois não há contato com superfícies dos absorventes comuns. Ao notar um cheiro fétido no sangue que lembra algo podre pode ser sinal de vários fatores, portanto é importante consultar o ginecologista para a realização de exames no canal vaginal.
O que pode causar o odor na menstruação?
- Demorar (mais de três horas) para a troca de absorvente
- Maior fluxo menstrual
- Estresse e má alimentação
- Possíveis infecções na vagina
Menstruação borra de café é normal?
Quando chega ao fim do fluxo menstrual é comum o sangue apresentar uma coloração escurecida, que lembra borra de café. Nesse caso, a menstruação também pode adquirir um odor mais forte, tal como alterações na cor e consistência. O ginecologista, Dr Jaime Filho, em entrevista para o portal de saúde feminina e maternidade, Trocando Fraldas, (entenda) diz que a menstruação borra de café é comum e pode ocorrer quando o sangramento diminui e entra em contato com a secreção vaginal.