Os gestos positivos têm um grande valor em nossas vidas. Talvez você não saiba de sua importância em nossas vidas, mas é imensurável. Por conta da falta de um gesto, uma vida pode ser perdida, um amor desencontrado, uma festa impedida, uma ação humana não realizada.
Quando andamos, nosso corpo faz gestos e por si só fala sobre nós. Vamos a alguns exemplos: ao passear em uma cidade grande, com trânsito estressante, ao cruzar um sinal precisamos observar os sinais e na faixa de pedestre, muitas das vezes levantar as mãos bem alto para os carros pararem para podermos passar; Ao sentar e conversar em uma roda de amigos, falamos e olhamos uns para os outros, afirmando o que dizemos com o gesto corporal. Muitas vezes não conseguimos olhar nos olhos de alguém, revelando nossa insatisfação com essa pessoa, nossa timidez e ou um complexo de inferioridade;
Os gestos falam por si sós. Existem até livros que tratam do assunto, a exemplo do livro O CORPO FALA, mostrando que os gestos corporais dizem quem somos no cotidiano da vida.
Assim, precisamos estimular os gestos positivos, a exemplo da caridade ao próximo, da cordialidade com as pessoas, da educação, da irmandade e do trato cuidadoso. Os gestos mostram quem somos. Na relação humana, os gestos positivos serão sempre atraidores de boas amizades e de trocas de cordialidade.
Por Professor Josa, jornalista, radialista e multímida.