Embora possa parecer um tanto irônico, considerando aquilo por que o mundo passou no ano passado com a pandemia de COVID-19, as Nações Unidas acabaram de lançar o seu Relatório de Felicidade Mundial de 2021*.
Os 20 países mais felizes do mundo
Embora muita gente não saiba, hoje (20) é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, data criada em 2013 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reconhecer a importância de ser feliz. Todos os anos, a entidade publica o Relatório da Felicidade no Mundo, que elenca os países mais felizes. Em 2021, pelo quarto ano consecutivo, a Finlândia ficou no topo do ranking, seguida por Islândia, Dinamarca, Suíça e Holanda.
Nos Estados Unidos, apesar do alto impacto da pandemia de Covid-19, as coisas parecem ter melhorado em relação a 2020: o país aparece em 14º lugar, um salto de quatro posições, à frente até do Canadá, que caiu para a 15ª posição.
“Surpreendentemente, não houve, na média, um declínio do bem-estar na avaliação das próprias pessoas sobre suas vidas”, diz o professor da Universidade de British Columbia John Helliwell, uma das pessoas por trás do relatório. “Uma possível explicação é que as pessoas veem a Covid-19 como uma ameaça externa comum, que afeta a todos, e isso pode ter gerado um maior senso de solidariedade e compaixão.”
Além dos países mais felizes do mundo, o relatório também analisou os lugares onde as pessoas são mais miseráveis. Este ano, países como Afeganistão, Zimbábue, Tanzânia e Jordânia foram classificados como alguns dos mais infelizes do mundo.
Veja, a seguir, os 20 países mais felizes do mundo:
1.Finlândia
2.Islândia
3.Dinamarca
4.Suíça
5.Países Baixos
6.Suécia
7.Alemanha
8.Noruega
9.Nova Zelândia
10.Áustria
11.Israel
12.Austrália
13.Irlanda
14.Estados Unidos
15.Canadá
16.República Checa
17.Bélgica
18.Reino Unido
19.China
20.França
Ofarolpb com Noticias ao Minuto e Forbes (forbes.com.b)