O papa Francisco se encontra estável e não apresentou insuficiência respiratória nesta quarta (5), disse o Vaticano.
“Conforme planejado, ao longo do dia realizou oxigenoterapia de alto fluxo e, à noite, será retomada a ventilação mecânica não invasiva”, disse o comunicado da Santa Sé.
“O Santo Padre intensificou a fisioterapia respiratória e a fisioterapia motora ativa”, afirma a nota. O Vaticano acrescenta que Francisco passou o dia sentado em uma poltrona.
Como nos últimos dias, o prognóstico do pontífice permanece reservado.
Mais cedo, um boletim médico havia dito que o pontífice descansou bem durante a noite, mas perderá o início da Quaresma católica nesta Quarta-feira de Cinzas devido à pneumonia dupla.
A saúde do pontífice havia voltado a se agravar na segunda-feira (3), quando ele sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmos.
Desde então, porém, os boletins do Vaticano afirmam que ele não teve mais intercorrências médicas.
Nesta quarta, o comunicado afirma que o papa Francisco participou do rito da bênção das Sagradas Cinzas e, em seguida, recebeu a eucaristia. Depois, ele dedicou-se ao trabalho e fez sua tradicional ligação diária para o padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família de Gaza.
O papa costuma presidir a missa da Quarta-Feria de Cinzas, a primeira da Quaresma, na qual os fiéis recebem uma cruz de cinzas na fronte. As cinzas tradicionalmente procedem da queima das palmas do Domingo de Ramos das celebrações da Páscoa do ano anterior.
O pontífice argentino já havia perdido as celebrações da Quarta-feira de Cinzas em 2022 devido a uma dor aguda no joelho.
Desta vez, Francisco também não poderá participar nos tradicionais “exercícios espirituais”, um retiro que acontece todos os anos no início da Quaresma com a Cúria, os funcionários e a administração da Santa Sé.
Com paraiba.com.br