O portal ‘UOL’ realizou pelo quinto ano consecutivo uma pesquisa com atletas do futebol brasileiro para colher opiniões sobre 22 temas. Ao todo, 118 jogadores de 13 clubes foram ouvidos e escolheram, por exemplo, os colegas mais chatos, violentos, simpáticos e craques do país. Os consultados ainda apontaram os melhores e piores árbitros, técnicos e estádios.
O volante Leandro Donizete, do Atlético, foi eleito pelo segundo ano seguido o jogador mais violento do Brasil, com 33,05% dos votos. Ao todo, 20 atletas foram citados na pesquisa. Em 2015, Donizete havia sido eleito no mesmo quesito com 17,4% dos votos.
Leandro Donizete e Fred, do Galo, também entraram no Top 10 entre os atletas mais chatos, segundo os seus companheiros de profissão. O volante foi o segundo, com 14,4% dos votos, e o atacante o quarto, com 8,47%. O “líder” foi o zagueiro Rodrigo, do Vasco, com 15,25%. Ao todo, 23 jogadores foram mencionados nesse quesito.
Robinho, também do Galo, foi eleito o mais jogador mais simpático do país, com 5,93% dos votos, empatado com o meia Andrézinho, do Vasco, e o zagueiro Vitor Hugo, do Palmeiras. Curiosamente, Fred, Top 10 entre os chatos, integra também a lista dos dez mais simpáticos. O artilheiro atleticano recebeu 4,23% dos votos da pesquisa com seus colegas.
Técnicos
Tite foi eleito com 39,83% dos votos o melhor treinador do país, seguido por Cuca e Dorival Júnior. Roger Machado, ex-Grêmio e que assumirá o Galo em 2017, terminou a pesquisa em quarto lugar, com 7,62%. Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro e Atlético, ficou em sétimo, seguido por Mano Menezes, atualmente à frente da Raposa.
A lista dos piores técnicos é encabeçada por Celso Roth, com 24,5% dos votos. Ele é seguido por Argel Fucks, Joel Santana, Vanderlei Luxemburgo e Dunga. Marcelo Oliveira ficou em sexto, com 3,38%, à frente de Enderson Moreira, do América, com 2,54%.
Gabriel Jesus, do Palmeiras, foi eleito o craque do Brasileiro, com 46,61% dos votos. O segundo atleta mais votado foi Robinho, do Atlético, com 11,86%. O atacante argentino Lucas Pratto, do Galo, ficou em nono nesse quesito, com 2,54%.
O Atlético foi eleito pelos jogadores o segundo melhor time, com 15,25%, atrás do Palmeiras, com 55,08%.
Estádios e árbitros
O Mineirão ficou em terceiro lugar na preferência dos jogadores brasileiros, com 7,62% dos votos. O melhor estádio para atuar, na visão dos boleiros, é o Maracanã.
Entre os árbitros, Anderson Daronco, com 15,25%, foi eleito o melhor do país. Já Heber Roberto Lopes, com 17,79%, e Sandro Meira Ricci, com 12,71%, foram escolhidos pelos jogadores como os piores apitadores do país.
Segundo o portal UOL, os 118 jogadores ouvidos são dos seguintes clubes: Atlético, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. “O levantamento não teve caráter estatístico e diz respeito apenas ao universo pesquisado. Os números, em percentual, não foram arredondados e, por decisão editorial, duas casas decimais foram divulgadas”, esclareceu o veículo de comunicação.
Veja a seguir alguns dos resultados divulgados.
Jogador mais chato do futebol brasileiro
Jogador mais violento do país
180 Graus\Uol