A prefeitura de Gurinhém, localizada no agreste paraibano, realizou a entrega de tabletes a todos os agentes de saúde. “Entregamos 37 tabletes aos agentes de saúde do município que serão usados em substituição as chamadas fichas de coleta de dados que eram utilizadas pelos agentes de saúde durante suas visitas as famílias. Estamos trabalhando e trabalhando em favor da melhoria da vida do povo de Gurinhém, muito mais ações virão”, declarou o prefeito Cláudio Madruga (PMDB).

Para a secretária de saúde Nadja Souza, com o uso dos tabletes o trabalho dos agentes de saúde melhora muito. “Com os tabletes os agentes de saúde poderão atuar de forma mais otimizada, realizando um trabalho mais profícuo junto às famílias. O sistema móvel é georreferenciado e transmitirá via GPS as informações colhidas direto para o ministério da saúde. A gestão ganha uma grande ferramenta, além de coletora de dados e informações referentes ao histórico familiar de todos os cidadãos gurinheenses, mas também, uma importante contribuição no processo de fiscalização dos nossos serviços de saúde, pois o ACS, além da informação in loco, referente a saúde daquela família, também vai poder informar as condições de saúde no entorno daquela residência. Por exemplo, se naquela rua existe esgoto a céu aberto, focos de dengue em terrenos baldios e outras irregularidades, ou necessidades daquela comunidade, o próprio ACS, identifica, fotografa e encaminha em tempo real para o gestor municipal, que poderá intervir em tempo hábil para a resolutividade daquela situação”, explicou a secretária de saúde, Nadja Souza.”, afirmou Nadja.
Participaram do evento, que foi realizado na Câmara Municipal, o prefeito Cláudio Madruga, o vereador-presidente da Câmara Municipal Wilson Régis, a secretária de saúde Nadja Souza, e os vereadores Acássio Bezerra e Itamar Ribeiro. Também a Dra. Allane e a Dra. Kelly.
Ofarolpb.com com informações do repórter Romildo Santos