A prefeitura Municipal de Mulungu, cidade localizada no agreste paraibano, fez a entrega de um aparelho de desfibrilador a UBS de gravatá. “Esse aparelho é essencial para salvar vidas, pois ele é um gerador de energia elétrica de tensão regulável, capaz de estimular o coração com dificuldades de contração”, destacou o prefeito Melquíades Nascimento (PTB), preocupado com a saúde do povo de sua terra.
. No desfibrilador clássico, esse gerador conta com duas placas que devem ser posicionadas sobre o tóraxdo do paciente, de forma que a descarga elétrica atinja o coração. Atualmente, existem diversos tipos de equipamentos para reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. Entre eles: o aparelho clássico, o desfibrilador externo manual, que pode ser encontrado em hospitais e unidades de tratamento intensivo e que apenas pode ser utilizado por profissionais treinados; o desfibrilador externo automático, que possui um funcionamento mais fácil; o desfibrilador externo manual e o desfibrilador implantável, que fica instalado em um marca-passo, dentro da pele. Esse aparelho detecta a fibrilação, identifica o choque que é necessário para revertê-la e aplica a descarga elétrica adequada, automaticamente. Na maioria dos casos o aparelho tem duração em torno de cinco anos.
“São atitudes assim que em nosso governo faz andar a gestão, apesar das dificuldades, estamos trabalhando. Para os que nada fazem e só falam, tudo que fazemos nada vale, mas sei que para o povo, tudo é bem vindo. Nosso objetivo é trabalhar em favor de quem mais precisa, isso é o mais importante”, afirmou o prefeito de Mulungu/PB.
Da redação