Neymar foi o melhor do mundo na temporada 2016/17 na opinião de 15 dos 459 eleitores do prêmio Fifa The Best, entre técnicos, capitães e jornalistas. O craque do Paris Saint-Germain terminou em terceiro na votação, com 6,97% dos pontos, muito perto de Gianluigi Buffon, da Juventus, com 6,82%. Cristiano Ronaldo foi o primeiro, e Messi o segundo.
Quatro brasileiros ajudaram a Neymar ganhar um lugar no pódio o escolhendo em primeiro: Daniel Alves, companheiro de clube e seleção, Marcos Falopa, técnico das Ilhas Virgens, Leonardo Vitorino, técnico de Camboja, e Joaquim Francisco Filho, técnico das Ilhas Maurício.
O técnico da seleção brasileira, Tite, optou por Cristiano Ronaldo em primeiro, Neymar em segundo e Messi em terceiro. O jornalista Paulo Vinicius Coelho, da Fox, votou em Cristiano Ronaldo, Messi e Marcelo, nesta ordem.
Veja a lista completa abaixo:
- Ildefons Lima Sola – capitão de Andorra
- Daniel Alves – capitão do Brasil
- Ayovi – capitão do Equador
- Balazs Dzsudzsak – capitão da Hungria
- Randy Poleon – capitão de Santa Lúcia
- Mbwana Samatta – capitão da Tanzânia
- Lucas Alcaraz Gonzales – técnico da Argélia
- Marcos Falopa – técnico da Ilhas Virgens
- Leonardo Vitorino – técnico da Camboja
- Theodore Whitmore – técnico da Jamaica
- Nicolas Dupuis – técnico de Madagascar
- Joaquim Francisco Filho – técnico das Ilhas Maurício
- Mohammed Kenadid – jornalista de Djibouti
- Michael Seium – jornalista Eritreia
- Crofton Utukana – jornalista das Ilhas Salomão
O júri foi composto por todos os técnicos e capitães das seleções masculinas (computados 303, sendo 152 dos treinadores e 151 dos atletas), um jornalista de cada país representado na Fifa (156 ao todo) e por torcedores registrados no site da Fifa. Cada um desses quatro grupos de votos teve o mesmo peso na eleição (25%).
Globo Esporte