Durante um workshop em São Paulo, a Volkswagen começou a divulgar nesta quinta-feira (27) as primeiras informações sobre o novo Polo, que já começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), e deve ser lançado no Brasil em outubro.
A principal novidade é que o novo hatch, conforme a versão, virá equipado com câmbio automático de seis marchas Tiptronic. Além disso, o Polo nacional mais caro vai trazer debaixo do capô o mesmo motor 1.0 turbo do Golf nacional, calibrado para render até 128 cv de potência e com 20,4 kgfm de torque.
Na configuração top de linha, o carro ainda terá freio a disco nas quatro rodas, além de controle eletrônico de estabilidade e de tração com sistema XDS+, que freia a roda dianteira e traseira do lado de dentro da curva a fim de corrigir a trajetória do veículo.
Assim como na Europa, o modelo poderá ser equipado com painel de instrumentos digital. O item será opcional e oferecido apenas na versão top de linha. Para completar, também será ofertada uma completa central multimídia com tela touchscreen de oito polegadas.
Feito sobre a plataforma MQB, a mesma de Golf e Audi A3, o Polo fabricado no Brasil será 20 mm mais alto que o modelo europeu, segundo a marca, para suportar as condições das vias brasileiras. Todas as versões do carro virão equipadas de série com direção elétrica.
Básico deve ser 1.6 aspirado
Apesar de a Volks não confirmar ainda, é esperado que a versão de entrada do hatch médio seja equipada com o motor aspirado 1.6 MSI, de 120 cv, e câmbio manual ou automático. Além da direção elétrica, o Polo “básico” terá ar-condicionado, controle de tração, sistema de regulagem do freio-motor, limpeza automática dos discos de freio e monitoramento de pressão dos pneus.
Conforme a versão, o modelo virá com equipamentos interessantes como sistema keyless de entrada no carro e partida do motor, sensor de chuva e crepuscular, além de ar-condicionado digital, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de retrovisores elétricos com função tilt-down, entre outros.
A chegada do Polo nacional marcará também a nova nomenclatura dos modelos da Volks com o motor TSI no Brasil. A força motriz do motor, identificada em Newton-metro (Nm), será expressa ao lado da sigla TSI. No caso do Polo, a versão top será chamada de Polo 200 TSI.
Preço é mistério
Apesar de tudo, a Volkswagen não antecipou nenhuma informação sobre cada uma das versões do novo Polo ou de preços delas e dos itens opcionais. Como o hatch chega ao mercado para se alinhar logo abaixo do VW Golf, espera-se que o valor pedido pelo Polo comece na faixa dos R$ 60 mil ou pouco menos, mas chegue a casa dos R$ 80 mil, na versão mais completa.
Auto Esporte