O prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima, quebrou o silêncio neste sábado (28) e, em carta destinada à população da cidade, se diz vítima de uma “terrível e cruel armação”. Preso desde 5 de julho acusado de extorquir um empresário em troca de favores administrativos, esta é a primeira vez que ele fala sobre o caso.
Na carta, o gestor atribui sua prisão à perseguição de um grupo político que, segundo ele, quer o poder a todo custo. “Fui vítima de uma terrível e cruel armação. […] Estou preso por pura politicagem de pessoas que querem o poder a todos custo”, diz.
Berg afirma ainda que durante todo o tempo que está preso o foi negado o direito de defesa, e que até o presente momento nenhuma das acusações que lhe foram imputadas foram provadas. “Durante todo esse tempo permaneci calado e amordaçado, pois não me foi dado o direito de defesa, por isso, decidi então escrever esta carta para que todos tenham conhecimento. […] Encontro-me recluso, por uma injustiça, e até agora nada conseguiram provar”.
Ele fala também sobre o período em que se encontra recluso e pede orações. “Não está sendo fácil enfrentar tudo isso sem ao menos ter o direito de expressar o meu lamento e a verdade dos fatos”.
Confira a carta na íntegra:
CARTA AO POVO DE BAYEUX
Meus amigos e amigas da minha amada Bayeux.
Venho por meio desta carta, com muita tristeza no coração, falar e expressar meu atual sentimento.
Aproximadamente 4 meses fui vítima de uma terrível e cruel armação. Trama está, que foi noticiada e vista por todos.
Durante todo esse tempo permaneci calado e amordaçado, pois não me foi dado o direito de defesa, por isso, decidi então escrever esta carta para que todos tenham conhecimento.
Foi me tirado tudo, a liberdade, o convívio com minha família, meus amigos e com toda população.
Me tiraram também temporariamente o cargo que conquistamos legitimamente com muita luta.
Sabíamos do desafio que iríamos enfrentar, mas jamais imaginaria que o poder gerasse tanta ambição, ao ponto do escolhido para comigo governar, tramasse e executasse tamanho golpe contra mim e todos os Bayeuxenses.
Hoje me entristece ver o povo da nossa cidade sofrer com a dor da politicagem e das perseguições impostas por um grupo político cruel que coloca em tudo o interesse pessoal acima do coletivo.
Encontro-me recluso, por uma injustiça, e até agora nada conseguiram provar.
Estou preso por pura politicagem de pessoas que querem o poder a todos custo.
Minha querida Bayeux, despeço-me usando estas linhas já que não fui autorizado a gravar qualquer mensagem para expressar meu sentimento.
Na certeza que estas palavras chegarão ao meu povo trabalhador e solidário que assim como eu sonha com uma cidade melhor e livre da politicagem empreguinada há anos.
Quero também dizer a cada cidadão que ler esta carta que a justiça de Deus e a dos homens será feita e ocuparemos novamente o lugar onde mais de 33 mil Bayeuxenses confiarem os destinos de todos e da nossa cidade pelos próximos anos.
Peço oração a todos, pois não está sendo fácil enfrentar tudo isso sem ao menos ter o direito de expressar o meu lamento e a verdade dos fatos.
Com muita esperança e fé em Deus agradeço e conto com a solidariedade de todos nessa luta.
Atenciosamente,
Berg Lima
Prefeito eleito legitimamente pelo povo de Bayeux